Novas formas de visualizar o blog:

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Resgate de slides antigos recupera história de Alfredo Wagner

 Trabalhar com a recuperação de fotos antigas oferece um prazer muito grande. 
        Outro dia um amigo me procurou para gravar em DVD uma fita de vídeocassete com a gravação do Baile de Debutantes realizado no ano 2000. "Tenho uns slides antigos, disse ele, devem ser da decada de 60, Você tem como recuperá-los? Achei estes slides jogados numa caixa que ia para o lixo". 
        Como gosto de desafios, disse que poderia tentar recuperar s slides, mas não prometi que faria. Em casa fui observar o material. O tempo se encarregou de amarelar um pouco e encher de mofo. 
        Pesquisando na internet descobri um meio simples e barato de retirar o mofo e em seguida escolhi um método para a digitalização das fotografias. Aos poucos foram aparecendo os instantâneos da "praça" ou o centrinho de uma Alfredo Wagner que só os mais velhos conheceram. A gente sente o ar pacato, a tranquilidade e o sossego que fluem daquelas fotos antigas. 
        A satisfação foi tanta que resolvi publicar aqui neste jornal, sugerindo e pedindo a todos os que tenham esse tipo de material, ou seja, slides ou filme 8mm que me procure, seja na Prefeitura, em casa ou mesmo na praça para combinarmos a possibilidade de restaurar o material e transforma-los em fotos impressas.
       O Passado é o que tornou possível o Presente e pode nos orientar no Futuro e o resgate destes elementos históricos é um resgate da cultura de um povo. 

Um comentário:

  1. Nossa! Estou fascinada com o que vc diz ter feito, eu tenho um monte de slide da década de 80 e são lembraças muito valiosas para mim; eu tenho 66 anos, e como vc gosto muito de desafios; me dá a dica de como restaurar; faz esse favor a esta velha quase maluca rsrsrsr.
    ficaria eternamente grata a vc.Há tb sou católica graças a DEUS.(luzpedreira@hotmail.com)

    ResponderExcluir

Vídeo não pode ser exibido.